Pular para o conteúdo principal

Qual é a diferença entre Mangás, Manhwas, Manhuas, Webcomic e Webtoon?

Introdução

Você com certeza já passou por esta experiência: estava lendo seu mangá normalmente até que decidiu procurar outra obra para ler. Procurou por recomendações, e encontrou uma obra que parecesse interessante, mas dessa vez as páginas estavam coloridas, você continua lendo achando que fosse uma simples mudança, mas a orientação das páginas está diferente também, logo você percebe que, os nomes estão diferentes, e então surge a pergunta, “Essa obra é um mangá mesmo?”, pesquisando você descobre que não e agora surgem mais dois tipos, os Manhwas e  os Manhuas. E Afinal quais são as diferenças entre estes três?

E depois, durante a pesquisa, aparecem termos como Webtoon e Webcomics, e surgem mais e mais dúvidas sobre o assunto. Então este artigo lhe ajudará a entender melhor quais são as diferenças entre todos eles.


Mangás

Os mangás são os quadrinhos produzidos no Japão. E normalmente seguem a mesma linha de produção, com as páginas em preto e branco, com a orientação de leitura inversa e com os nomes similares ao do Japão.

    Exemplos:


  
  • Obra 1: Dragon Ball.
  • Obra 2: One Piece.
  • Obra 3: My Hero Academia.

Manhwa

Os Manhwas são os quadrinhos produzidos na Coreia do Sul. Portanto, pode gerar um tanto de estranheza à primeira vista para leitores de mangás japoneses, já que tanto os nomes quanto as artes e a forma de leitura, são bem diferentes.

    Exemplos:


 
  • Obra 1: Solo Leveling.
  • Obra 2: Tower of God.
  • Obra 3: The God of High School.

Manhua

Os Manhuas são os quadrinhos produzidos na China. E sim, eles são diferentes dos anteriores, sendo muito mais similar com as HQ's do ocidente.

    Exemplos:


 
  • Obra 1: Against The Gods.
  • Obra 2: Tales of Demons and Gods.
  • Obra 3: Martial Peak.

Diferenças entre um e outro

Cada um tem seu conjunto de características, mas todos possuem essas quatro diferenças:

1 - Coloração das páginas

A primeira diferença notória assim que se abre um manhwa ou um manhua, é a coloração, que nestes casos são realmente coloridos. Diferentemente dos mangás japoneses que apresentam páginas em preto e branco, com alguns tons de cinza.

2 - Orientação de leitura

Tanto o Manhwa e o Manhua possuem a mesma orientação dos gibis e das HQ's do ocidente, da esquerda para a direita. Contrastando com os mangás japoneses que apresentam uma orientação inversa da de costume de nós, brasileiros, indo da direita para a esquerda.

3 - Nomes

Este tópico já era de se esperar, afinal não existem russos que se chama Roberto e nem israelenses que se chamam Nijimura (espero eu que não). Logo haverá sim diferenças de nomes. 


E para otakus (como eu) que já são acostumados a assistir animes japoneses, é bem fácil esquecer os nomes dos personagens, porque já estamos acostumados com nomes como: Kurosaki Ichigo, Itadori Yuji, Miyamura, entre outros. Mas quando nos deparamos com nomes como Sung jinwoo ou Nie li, nos esquecemos, já que são nomes que no começo, são muito difíceis de se ler ou simplesmente causam estranheza.

4 - Páginas diferentes

Este tópico difere bastante estes três tipos de HQ's, sendo:

  • O Mangá - Invertido - Da direita para a esquerda

  • O Manhwa - Alongado - Literalmente com páginas alongadas

  • O Manhua - Comum - No caso, mais parecido com as HQ's do ocidente.

Webcomic x Webtoon

Além do Mangá, Manhwa e Manhua, existem também as Webcomic e as Webtoon, que possuem suas próprias diferenças também. 


Webcomic

A webcomic é o nome dado a todos os quadrinhos lançados em uma plataforma online, indiferente de sua nacionalidade. 


Mas o que difere ele da Webtoon é a forma de publicação, que aqui é lançado página por página, chamado de formato paginado, além do distanciamento das calhas, que é bem pequeno e padronizado, como se fosse realmente um porte de uma obra impressa para o online.

    Exemplos:

    (Acima podemos notar o Formato Paginado com Calhas bem definidas e curtas)
  • Obra: Wotakoi, Love Is Hard For Otaku - Mangá - Webcomic.

Webtoon

A Webtoon é um nome originado na Coreia do Sul, para designar os quadrinhos lançados em uma plataforma online, e pode servir para qualquer nacionalidade também.


Como já dito anteriormente, a calha, que pode ser muito longa, e a forma de publicação que difere ambos, nesse caso a publicação das webtoons são feitas em Infinite Scroll, ou seja, de cima para baixo, sem necessariamente ser separado por páginas.

    Exemplos:


(Acima podemos ver as enormes calhas e a forma de leitura em Infinite Scroll, além da "página alongada" citada na diferença 4.)

  • Obra: Solo Leveling - Manhwa - Webtoon.


Espero tê-lo ajudado em suas dúvidas sobre os mangás, manhwas, manhuas, webtoons e webcomics. Até mais!





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre: STANDS.

          Durante a Parte 3 de JoJo’s Bizarre Adventure, intitulada de Stardust Crusaders, foi introduzida a mecânica de “Stands”. Projeções da alma do usuário que, até então, eram utilizadas para batalhas. No entanto, com o passar do tempo, os stands se tornam mais difíceis de compreender.       Por isso, Eu, Aniki, venho lhes ensinar neste guia, Tudo Que Você Precisa Saber Sobre: STANDS, então vamos lá! Origem      A origem dos stands se dá em um tempo remoto da antiguidade, na Groenlândia, quando um meteorito desconhecido caiu. Mas um homem desconhecido, dado como abençoado, criou flechas a partir deste material, as chamadas Flechas de Stand.      Em 1978, durante uma expedição perto do meteorito, dois homens contraíram uma doença desconhecida, que acabou levando ao falecimento de ambos. No entanto, antes de morrer, um deles soltou uma faísca de seu dedo. Assim foi descoberto o vírus contido naquele meteorito.       Este vírus era mortal para muitos, porém, aquele que puder sobreviv