Bom dia, boa tarde ou boa noite, eu sou o Aniki e finalmente vou recomendar esse anime que me dá os momentos mais glamourosos de felicidade atualmente, JOJO 'S BIZARRE ADVENTURE. Uma oportunidade única de demonstrar a você, querido humano, por qual razão, motivo ou circunstância você DEVE assistir JoJo, então vamos lá!
Informações Técnicas
Episódios: 154 (até a Parte 5)
Estúdio: David Production
Criador: Hirohiko Araki
Gênero: Ação, Aventura, Shounen, Sobrenatural.
JoJo’s Bizarre Adventure, ou JoJo no Kimyo na Boken, é um mangá que foi publicado pela Shueisha na sua revista Weekly Shōnen Jump entre 1987 e 2004, e a partir de 2004, começou a ser publicado pela revista Seinen Ultra Jump e ainda está em produção. A adaptação que irei recomendar é a de 2012, feita pela David Production.
Resumo
Antes de avançarmos para os motivos para você assistir JoJo, devo explicitar algo muito importante da trama, JoJo’s Bizarre Adventure é separado por partes, indo da Parte 1 até a Parte 5 no anime (sendo que a Parte 6 já foi anunciada).
JoJo narra a história de vários personagens em momentos diferentes da história humana. Seguindo as aventuras da linhagem dos Joestar contra os males que assolam as suas vidas. Em Phantom Blood, primeira parte de Jojo, é contada a história de Jonathan Joestar, filho de um aristocrata, que tenta ser um grande cavalheiro. Mas é impedido de viver a sua vida tranquilamente ao conhecer Dio Brando, que tenta se aproveitar de todas as oportunidades possíveis para manipular e conquistar tudo da família Joestar.
Para maiores informações sobre as partes de JoJo, recomendo que você veja o Guia Para Assistir: JoJo’s Bizarre Adventure que fiz anteriormente, vai ser de ótima ajuda a você.
Motivos
Agora sim, finalmente os motivos para Você Assistir JoJo’s Bizarre Adventure. E eles são os seguintes:
Muito Caricato
Sério, com total certeza, você sabe o que é de JoJo mesmo sem assistir à obra. E os memes só explicitaram ainda mais essa característica. JoJo é caricato.
A obra possui uma identidade muito bem formulada. Isso é visível na arte, na história, literalmente em todos os aspectos. Quer invadir a base do Governo Alemão? Por que não tequila e um disfarce de mulher? Ou melhor, por que não trazer uma metralhadora para derrotar um vampiro imortal?
(Enfim, JoJo sendo JoJo.)
Personagens
É aqui que a obra brilha. Ela não traz personagens super bem desenvolvidos com histórias dramáticas dignas da sua empatia, mas traz personagens envolventes.
Principalmente no grupo central das partes. Por exemplo, em Stardust Crusaders, você tem dois personagens sem história alguma, no grupo principal, você se importa tanto com eles que acaba esquecendo desses detalhes. Coisa que só melhora ao decorrer das partes.
Nas partes 4 e 5 de JoJo há um show de personagens maravilhosos, sendo que, na minha opinião, a parte 5 é o ápice dos personagens do Araki, isso dentre as partes adaptadas. E com certeza, os personagens carregam a obra inteira nas costas.
Bons Antagonistas
Continuando um pouco nessa linha de Personagens, nós temos os Antagonistas, que aqui são a MELHOR característica de JoJo. Os vilões centrais que fazem o protagonista evoluir são extremamente memoráveis.
Mesmo após terminar todas as partes de JoJo, você lembrará de cada Antagonista de cabeça. Eles são imensamente bem-feitos.
Mesmo Dio Brando, o primeiro antagonista da obra, é lindamente memorável. Ele é a encarnação do mal e simplesmente faz de tudo para controlar a família Joestar, mesmo sendo apenas um pré-adolescente. Tanto que muitos passam a Parte 1 inteira apenas por causa desse personagem.
Lutas Formidáveis
Acabei spoilando um pouco desse tópico no primeiro motivo, mas ainda é totalmente válido. As lutas passam longe de serem meras trocações de socos e chutes em velocidades além do som (isso mesmo Dragon Ball). Na maioria das vezes as coisas são resolvidas a modo JoJo, seguindo o que o protagonista faria naquela situação. Como o exemplo da metralhadora contra um vampiro imortal. JoJo se resolve sendo ele mesmo. E isso traz um suspense enorme, você não consegue prever o que pode acontecer.
Será que o protagonista vai socar? Vai fugir? Vai puxar uma rede de granadas? Não sabemos.
Evolução
JoJo evolui. Tanto os personagens quanto a obra. Cada parte acrescenta algo que a última não tinha. JoJo é uma obra velha, mas que continua até os dias de hoje, e isso contrasta a evolução do Araki, tanto como autor, quanto ilustrador.
Por exemplo, a Parte 1, os personagens parecem um tanto rasos, coisa que é o total oposto da Parte 5, que possui personagens extremamente caricatos e mais profundos, com motivações, limitações e tantas outras coisas que uma pessoa normal também teria.
Universo
É impossível fazer uma recomendação de JoJo e não citar o aspecto mais marcante da obra, seu universo. JoJo possui um universo com uma gama enorme de possibilidades, tendo vampiros, espíritos, almas, deuses em corpos humanos, alienígenas, zumbis, projeções do espírito de luta dos personagens, orangotangos pilotando um navio de carga, entre muitos outros.
Enfim, deu para perceber um pouco, mas o “Bizarre” do título realmente se justifica nessa característica. Sendo essa bizarrice que vai prender você à história. Tudo aqui é feito da forma que o autor deseja, normalmente fugindo do comum, até porque, em qual obra você vai ver um adolescente de 17 anos com porte físico de um FISICULTURISTA tendo que lutar contra um ORANGOTANGO.
E JoJo, óbvio, é bem mais do que apenas esses tópicos, por isso eu recomendo que você assista, nem que seja apenas a Parte 1 que possui meros 9 episódios (veja o meu guia aqui para entender melhor sobre a separação da série). É simplesmente bom. Outro aspecto que eu não pontuei aqui, são as músicas. A Soundtrack é maravilhosa.
Então assista JoJo, não pule as suas aberturas e se junte à comunidade dos Homens Bombados em Poses Fabulosas! Tenha um ótimo resto de dia e até mais!
Comentários
Postar um comentário